por Rafael Zanatto
Hoje, estatelado no sofá, enquanto trocava de canais, acabei deparando-me com um documentário sobre a vida de Bruce Lee. Sua história me tocou profundamente, e tive vontade de ajudar a difundir um pouco de toda sua arte. Como o documentário que assisti tinha 14 horas de duração, achei melhor procurar algo mais sintético para apresentar-lhes. Encontrei uma minibiografia na internet, mas estava em chinês. Traduzi. Como conheço apenas cerca de 300 ideogramas (um diploma internacional de fluência em chinês exige o conhecimento de, pelo menos, 3.600; enquanto, na China, é considerado analfabeto quem reconhece abaixo de 150), podem haver alguns erros em minha tradução. Mas o que me falta em capacidade, sobra-me em dedicação.
A INFÂNCIA
Filho de um lutador de rua e uma dentista, Bruce Lee nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos. Ao contrário do que muitos pensam, o pai de Bruce faturava uma grana alta em parceria com sua esposa. Apesar de ganhar muito pouco dinheiro quebrando blocos de cimento e assassinando seus adversários, Lee Hoi-Chuen acabou juntando uma pequena fortuna quando começou a apenas quebrar os dentes de seus oponentes que, derrotados, dirigiam-se ao consultório de sua mulher, Grace Lee, para reinplantá-los. Tendo pais bem-sucedidos, Bruce Lee sempre foi uma criança com muitas oportunidades, mas muitos dizem que grande parte de seu sucesso jazia nas capacidades herdadas de seus pais. É sabido que Bruce Lee, quando em dificuldades financeiras, quebrou o galho diversas vezes obturando dentes com as mãos nuas em circos e parques de diversões; enquanto de seu pai herdara a rara habilidade de vestir as duas pernas das calças simultaneamente, com um salto o que apesar de ser pouco rendoso, era parte do motivo de seu grande sucesso com as mulheres.
A UNIVERSIDADE E OS PRIMEIROS FILMES
Sempre um jovem muito discreto, tímido, e apaixonado por porradaria, Bruce cursou Filosofia na Universidade de Washington, tendo trabalho de conclusão de curso uma tese intitulada A Estupidez Humana: um tratado ontológico sobre a legitimidade do soco-na-cara. Logo após se formar, Bruce decidiu que queria ser um ator de sucesso, e fez alguns filmes obscuros, antes de conseguir seu lugar como grande lenda do cinema mundial. Entre suas primeiras experiências na telona podemos citar a trilogia homoerótica formada por Morte em São Francisco (1958), Porrada em São Francisco (1959), e Súbito Prazer em São Francisco (1961), além de um papel secundário em uma versão da história de Jesus Cristo, em que Bruce Lee interpretava um mercador judeu com sede de vingança.
O SUCESSO E A MORTE PREMATURA
Após viver de bicos, Bruce Lee finalmente emplacou um grande blockbuster, com O Dragão Chinês (1971). Seus outros dois filme seguintes, A Fúria do Dragão (1972) e O Vôo do Dragão (1972), só aumentaram sua fama. Junto com sua carreira de ator, cresceram também suas habilidades nas artes marciais. Aliando técnica, força e muito tempo livre, Bruce Lee desenvolveu golpes que hoje em dia são comuns, como a voadora giratória e o soco de uma polegada. É dito que Bruce também inventou o soco de uma tonelada, que consistia em elevar o braço com o punho fechado, e baixá-lo violentamente, como uma marreta. A lenda diz que Bruce usou este golpe em um urso panda, durante uma apresentação num zoológico de Xangai em 72. O urso acabou destroçado pela força inconcebível de Bruce Lee, mas o fato foi encoberto, pois na época zelava-se muito pela fama de bom-moço do artista americano.
Bruce reafirmou sua posição como estrela mundial ao estrelar aquele que seria seu maior sucesso, Operação Dragão (1973), que arrecadou cerca de 3.000 dólares, um recorde para a época, se levarmos em consideração que as entradas do cinema eram grátis. Além de firmar-se como um ator e personalidade de primeiro escalão, Bruce desenvolveu uma técnica conhecida como Jeet kune do, que em português seria “O caminho do pulso que intercepta”, ou “A mãe de Jeet é uma piranha”, o idioma chinês pode ser muito pernicioso de vez em quando.
De qualquer forma, Bruce morreu em 20 de julho de 1973, após a ingestão de uma dose sobre-humana de sorvete de morango, o que pode ter sido o motivo do AVC (Acidente Vascular Cerebral), a causa oficial da morte de Bruce Lee. Há, porém, outras teorias, que dizem que Bruce morreu vítima de envenenamento por parte de seu discípulo Jeet, que teria ficado ofendido com o nome ambíguo que Bruce havia dado à sua nova técnica marcial.
TRIVIA
O nome de batismo de Bruce Lee é Lee Jun Fan, que quer dizer “Casei-me com um negro lindo”. Em 1965, Bruce foi detido por atentado ao pudor, quando atravessou uma avenida de Los Angeles dando cambalhotas sem as calças, apenas para vencer uma aposta.
Há na Itália um ator de filmes chamado Bruno Lee. O ator sino-italiano promete, em cada novo filme, causar estragos com seu “pênis de uma polegada”. Seu sucesso é absoluto, tendo lançado, até agora, Il Capo Grande (2005), Entri il Drago (2006), e Pugno di fúria (2006) este último, um dos maiores sucessos da corrente pornográfica do Fist-fucking.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Comments for this post
All comments